Mudando os modelos de gestão para abrir portas para inovação

Cada vez mais a inovação faz parte das estratégias das organizações, devido às incertezas e instabilidades de mercado, que pressionam na busca de soluções cada vez mais competitivas para problemas cada vez mais complexos.

Entretanto, e infelizmente, poucas são as empresas que possuem de fato modelos de gestão que sejam facilitadores da inovação.

E como grande parte das decisões estratégicas passam pelos gestores de tecnologia da informação, que são justamente cada vez mais demandados por soluções fora do padrão, ou da curva, se você preferir, o que vemos na prática é um constante conflito de interesses, onde a mudança se mostra como uma ameaça, ainda mais quando quebra paradigmas ou padrões culturais obsoletos.

Dessa forma, penso que é necessário repensar muitos dos modelos de gestão atuais, principalmente diante de cenários onde os métodos ágeis são cada vez mais relevantes para adaptação às mudanças de mercado.

Se isso não acontecer, o que veremos é simplesmente um filtro para os recursos que lideram os caminhos para a inovação, e o fechamento das portas nesse sentido, muitas vezes através de métodos de gestão que buscam modelos e recursos confiáveis apenas para atenderem interesses pessoais.

Nesse caso, apenas as mudanças forçadas, como as que estamos vendo no novo normal, em que não há como os gestores com métodos obsoletos impedirem o avanço da inovação, serão as realmente vitoriosas. Mas isso é muito pouco em um cenário onde muitas organizações buscam cada vez mais encontrar formas de se adaptarem aos cenários atuais e a pressão por transformação digital.

Ou seja, se não mudamos as lideranças e suas estratégias de tecnologia da informação, o mercado — que não tolera amadorismo, incompetência, desconhecimento, insegurança, medo de mudança, privilégios, apadrinhamentos, etc. — forçará a mudança, mas de uma forma caótica que poderia ser evitada, pois muitas vezes pode conduzir a caminhos ainda mais complexos e sem volta.

___
Por Rogerio Figurelli em 04/01/2021
Senior IT Architect & Solutions Consultant
https://www.linkedin.com/in/figurelli/