Intelligent Automation: a revolução da automação inteligente no novo normal

Vivemos uma revolução tecnológica sem precedentes na história da humanidade, que podemos resumir na revolução dos robôs. E essa realidade começa a formar uma nova empresa e a mudar antigos conceitos de Administração, principalmente com a crescente adoção de tecnologias de RPA, que vieram para ficar.

E o novo normal torna a presença dos robôs cada vez mais necessária, pois a alta competição por qualidade e consumidores, cada vez mais remotos e em escala, leva as empresas a buscarem o automatismo dos processos, e levará, no meu entender, a decidirem cada vez mais com robôs atuando na camada de inteligência estratégica. E o que, para muitos, parece apenas uma automação, na verdade é só o começo da entrada dos robôs na gestão dos processos.

Um novo tempo nas empresas onde os robôs estarão definindo os próprios ajustes dos sistemas de automação até terem competência para assumirem seu controle, ou seja, assumirem o papel de robôs gestores de outros robôs.

Evidentemente que isso só será possível através de avançadas tecnologias de inteligência artificial que, irão abrir as portas para os robôs que pensam como gestores.

Dessa forma, podemos visualizar as capabilities do RPA com capacidades cada vez mais cognitivas como as portas para um cenário futuro muito próximo, que já não será mais de ficção científica, mas de realidade absoluta, onde máquinas e computadores cada vez mais inteligentes, com capacidade de pensar como humanos, estarão presentes nas mais variadas áreas, influenciando o mercado, os consumidores, as empresas, as redes sociais, os governos, a natureza, etc., ou seja, todos os seres vivos, empresas, processos e modelos de negócio envolvidos.

___
Por Rogerio Figurelli em 08/12/2020
Senior IT Architect & Solutions Consultant
https://www.linkedin.com/in/figurelli/